Um aparelho criado recentemente por uma empresa de aparelhos eletrônicos em Bordeaux (França) conseguiu reunir duas das tecnologias mais em voga atualmente: o touchscreen (tela sensível ao toque) e a imagem 3D. Os pesquisadores unificaram esses dois recursos em uma tela com cerca de um metro quadrado, colocada na horizontal, feita para duas pessoas usarem ao mesmo tempo. Cada usuário coloca óculos 3D, semelhante ao dos cinemas modernos, e pode navegar pela sua cidade no mapa, enxergando os prédios com a sensação real de profundidade.
Por enquanto, o aparelho tem apenas essa finalidade: enxergar lugares com um realismo inédito. A novidade impactante, contudo, está mesmo no fato de que duas pessoas podem usar o sistema ao mesmo tempo, e independentes uma da outra. Isso foi conseguido graças à instalação de um obturador compartilhado, que transmite apenas a perspectiva de quem está vendo e bloqueia as imagens que a outra pessoa recebe.
Um dispositivo “inteligente”, colocado dentro dos óculos 3D, acompanha o olhar do usuário para onde ele quiser, de forma que se pode caminhar pela cidade usando as mãos, para dar a direção na tela sensível ao toque, e os olhos. Os pesquisadores querem agora incrementar a ideia de unificar esses dois recursos, com aplicações além da exploração geográfica. [New Scientist]
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário